Publicado em GNU/LInux, Tecnologia, Ubatuba

Instalo Linux de Graça no seu Computador

Cansou de formatar o HD por causa de vírus e lentidão do seu atual sistema operacional? Gostaria de dar vida nova à sua PC? Achou bacana a filosofia do software livre? Quer experimentar como que é ter o Linux rodando no seu computador? Está precisando de uma ajudinha para dar o primeiro passo?

Então, se você mora em UBATUBA (SP), aproveita, eu instalo o Linux no seu computador, de graça.

O que estou te oferecendo:

  • Instalação da última versão de Ubuntu Linux no seu notebook ou desktop de uso pessoal,
  • Configuração básica do sistema,
  • Instalação de alguns aplicativos básicos (alternativas livres ao Word, Excel, Internet Explorer, etc)
  • Algumas dicas sobre como usar, como instalar aplicativos e como manter o sistema atualizado.

Todo o software a ser instalado (sistema operacional e aplicativos) é livremente disponibilizado pelos próprios desenvolvedores ou empresas responsáveis pela sua criação. Isso quer dizer que você não estará instalando no seu computador software pirata, nem ameaças à seguridade, nem estará violando leis de direitos autorais. Esses softwares não tem restrições, você pode usar e até compartilhar de forma gratuita e absolutamente legal.

Mais informações: GNU, Wikipédia

Que você pode fazer com o Linux instalado no seu computador?

O Linux é reconhecido como um sistema estável, seguro e leve. Ele consegue uma boa performance em computadores que, não sendo de última geração, apresentam baixo rendimento com outros sistemas operacionais mais pesados. Com o Linux você pode:

  • Navegar pela Internet, acessar redes sociais, e-mail, assistir vídeos pelo Youtube, Netflix, escutar música pelo Spotify, etc
  • Formatar textos, planilhas de cálculo, slides, bancos de dados, etc
  • Reproduzir vídeos, filmes e músicas
  • Editar fotos e vídeos, desenhar
  • Reproduzir e gravar CDs, DVDs
  • Ler e salvar dados em pendrives e HDs externos
  • Jogar jogos de computador (Steam)
  • Programar
  • Em fim, tudo que você já fazia com o seu sistema operacional de sempre.

Que você não pode fazer?

Se você depender de algum aplicativo específico que só roda no Windows, tipo o Photoshop ou o AutoCAD, e achar que não conseguiria se adaptar a nenhuma das alternativas livres existentes para o Linux, então é melhor você ficar onde você está e não inovar (e aguentar os vírus, a lentidão, etc).

Outro motivo para não migrar pro Linux é a possibilidade de alguns periféricos (como impressoras e scanners, por exemplo) ou placas aceleradoras gráficas não serem compatíveis. Mas, isso tudo pode ser testado antes de se efetivar a instalação.

Mais informações: alternativas aos programas do Windows

Quais as condições?

O computador onde será instalado o Linux não pode ser de uso comercial, e sim apenas para uso pessoal. Não porque as licenças do software não permitam o uso comercial dos produtos ou o Linux não ser adequado para essas tarefas, senão porque eu acho que nesse caso, justo, seria pagar pelo serviço.

Embora existam outras opções de instalação do Linux, como dual boot, virtualização e inúmeras outras distribuições além do Ubuntu Linux, por se tratar de um trabalho voluntário, vou optar pelo mais simples e rápido: uma instalação de zero, e apenas da última versão do Ubuntu (16.04 LTS), que além de ser uma distribuição adequada para principiantes e possuir a maior base de usuários, conta com suporte oficial estendido até 2021, garantindo assim atualizações e correções de falhos de segurança.

Isso implica que:

  • O HD será formatado,
  • Toda informação que não tenha sido feito previamente o backup pertinente será perdida,
  • É da sua inteira responsabilidade, então, salvar em DVD, pendrive, Dropbox ou HD externo toda a informação (arquivos, músicas, fotos, etc) que deseja conservar,
  • O computador vai iniciar apenas no Linux (não terá a opção de iniciar no Windows).

É claro que não posso oferecer nenhum tipo de garantia. Se você não se adaptar ao novo sistema ou ecossistema de aplicativos, fica pela sua conta voltar atrás pro sistema anterior.

Após a instalação e configuração, apenas poderei dar um suporte básico por e-mail, sem compromisso e apenas para tirar aquelas dúvidas que possam ser razoavelmente respondidas por essa via. Qualquer outro tipo de suporte será cobrado profissionalmente.

Vídeo: Ubuntu Linux em ação:

Por que eu estou fazendo isso?

O Linux e o Software Livre em geral, é uma criação coletiva. Milhares de desenvolvedores fazendo parte de inúmeras comunidades, todo dia colaboram para oferecer uma alternativa livre, de qualidade – e quase sempre gratuita – aos sistemas proprietários e fechados como o Windows e o Mac. Embora marcas como a Dell, HP e Positivo ofereçam alguns dos seus produtos com Linux, isso acontece muito raramente pela pressão que os fabricantes recebem por parte da Microsoft e – conformando um autêntico círculo vicioso – pelo desconhecimento da população sobre as bondades do Linux. É por isso que a principal forma de difusão do Linux só pode ser feita do mesmo jeito em que ele é criado: de forma comunitária e voluntária. Essa é a minha contribuição à comunidade da qual faço parte há 10 anos e ao excelente sistema operacional que eu e a minha família usamos, de graça, no dia a dia.

Contato

Se estiver interessado, faça contato por meio desse formulário. Se possível, deixe uma breve descrição da máquina (memória, processador, placa gráfica, sistema operacional atual, aplicativos mais usados, etc) e o uso que você costuma dar pra ela:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.