Publicado em GNU/LInux, Open Source, Progamação, Tecnologia, Web

Instalando o XAMPP no Linux

Apache, MySQL (MariaDB) e PHP é um dos combo mais populares no mundo do desenvolvimento para Web. Trata-se de três tecnologias Open Source e multiplataforma, duas características que explicam em grande parte a sua popularidade. Praticamente todo servidor Web pelo mundo as suporta e grande parte dos sites existentes foi implementado acima delas. Para quem nunca tinha escutado falar delas, explicamos rapidamente: o Apache é o servidor HTTP; MySQL (MariaDB) é a linguagem para gestionar os bancos de dados relacionais; PHP é a linguagem de programação que opera do lado do servidor.

Quando estamos trabalhando em um projeto web temos sempre a opção de testar o resultado subindo o código para um servidor de produção. Mas esse enfoque pode resultar inconveniente a maioria das vezes. Uma outra possibilidade seria implementar um servidor local para testes no nosso computador. Esse servidor não ficaria conectado à Internet, evitando assim os riscos de segurança inerentes a um código ainda imaturo, a inconveniência de se fazer público um site ainda não funcional e provavelmente bugado, e poupando do tempo que o upload consome a cada vez que ele precisa ser feito.

LAMP, MAMP, WAMP…  XAMPP

No Linux, quem domina o assunto, pode instalar e configurar Apache, MySQL e PHP individualmente. Na maioria das distribuições, também podem-se instalar pacotes lamp que automatizam o processo de instalação e configuração. O projeto Apache Friends é direcionado à construção e manutenção de um servidor Apache completamente funcional para desenvolvimento e testes de forma local. Ele é muito fácil de instalar, praticamente não precisa de configuração, e em poucos minutos proporciona: servidor, banco de dados y programação do lado do servidor, tudo pronto para ser usado pelo desenvolvedor nos seus projetos Web.

O software mantido pelos rapazes do Apache Friends é o XAMPP, pudendo ser instalado tanto no Linux, como no Mac e o Windows. Ele, na versão atual (5.6.19), alem do servidor Apache, vai instalar o PHP5 (opcionalmente a versão 7); e o fork comunitário do MySQL (Oracle), o MariaDB. Também é possível instalar um conjunto extenso de add-ons para, por exemplo: Joomla, WordPress, Drupal, Moodle, e outros.

Instalação, Configuração e Execução

No Debian e derivadas (Ubuntu, Mint, Elementary, etc), o processo de instalação e configuração envolve os seguintes passos:

  • Download:

https://www.apachefriends.org/download.html

  • Permissões de execução:
$ chmod 755 xampp-linux-*-installer.run
  • Executar o instalador:
$ sudo ./xampp-linux-*-installer.run

O XAMPP ficará instalado no diretório /opt/lampp.

  • Configurações de seguridade:
$ sudo /opt/lampp/lampp security

Esse script vai configurar algumas opções relativas à seguridade, tipo: senha root pro MySQL, FTP, acessibilidade via rede, etc.

  • Iniciar o gerenciador gráfico:
$ cd /opt/lampp
$ sudo ./manager-linux*.run
$ sudo /opt/lampp/lampp start

Isso é tudo… se não dar B.O…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.