Publicado em Open Source, Tecnologia

Academo sai pegando ondas

Esses últimos dias, o mundo científico e acadêmico convulsionou pelo anuncio feito por pesquisadores do projeto Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), os quais afirmam ter detectado “distorções no espaço e no tempo causadas por um par de objetos com massas enormes interagindo entre si” (os famosos buracos negros). Assim, eles teriam comprovando um fenômeno conhecido como “ondas gravitacionais”. A hipótese foi levantada pelo científico Pop Star Albert Einstein um século antes, em 1916, fazendo parte da sua Teoria Geral da Relatividade. Ondas pululam por todo os cantos nesse nosso universo. Ubatuba, sem ir mais longe, tem algumas bem bonitas.

Fuçando na rede de redes achei esse osciloscópio virtual e foi assim que cheguei no academo.org. Akádēmos é um herói da mitologia grega, faz parte daquela estória toda do rapto da Helena pelo Teseu que lá, mais pra frente, vai dar na Guerra de Troia, a Ilíada, a Odisseia, Os Lusíadas e o Cânone Ocidental. Nas redondezas do túmulo do Academo, Platão fundou sua escola filosófica. Eles e os seus discípulos foram chamados de “os acadêmicos”, e a própria escola de “a Academia”. Eu imagino que o nome do site seja mais uma homenagem ao filósofo do que ao herói. No “Mito da Caverna”, Platão faz uma analogia clássica entre luz, sombra e saber. E a luz também é onda, viu?

No site você acha ferramentas e demonstrações iterativas simples nos campos da engenharia, física, matemática, música e geografia. Tudo é Open Source (aplausos!) e construído em HTML e JavaScript. Entre outras coisas, temos:

Não espere achar ferramentas sofisticadas para uso científico ou profissional. São ferramentas educativas cujo alvo é o de facilitar a compreensão de determinados conceitos e relações de forma visual, iterativa e online. Estudantes e professores, agradecidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.